domingo, 1 de abril de 2012

Bar Copo Sujo




        Sentaram em frente um ao outro, pediram uma cerveja e ela começou a falar sobre tudo e todos:
        -Sabe o Ricardo, que ficava com a Patrícia? Acho que não, mas ainda bem que ela deixou ele, porque eu acho que ele tinha uma cara de lezo... Se bem que ela era outra também, que ficava bêbada e queria dar pra qualquer um. Que nem da vez que em que a gente se encontrou na boate e...
       Ele ficava olhando seu rosto, balançava a cabeça, tomava um gole, respondia alguma coisa que ela perguntava, mas não parecia muito interessado na conversa, que apenas passava por cima de banalidades e fofocas sobre gente que não conhecia e em quem não tinha o menor interesse no momento.
        A moça percebeu o olhar insistente direto em seus olhos, e depois de desviar o rosto algumas vezes perguntou, se fazendo de incomodada:
        -Por que estás me encarando?
        -Queria entender o motivo dessa conversa depois de tantas palavras, mas não é possível ler nenhum sentimento nos teus olhos. És como um amador ao recitar um texto decorado.
        -Estou te contando da minha vida, tá bom?
        Mas era da vida dos outros que há meia hora falava, como se para ignorar os pensamentos que gritavam em sua cabeça, tivesse que gritar mais alto ainda:
        "Eu sei que de verdade isso não é a minha vida. 'Isto' é minha vida: o que escondo de mim mesma; essa vontade de abraçar o mundo; a dor que vem de todos os lados; o furor das entranhas que ameaça a própria vida ao mesmo tempo em que é motivo dela, como se por algum motivo eu lutasse comigo mesma, e no dia em que conseguir me vencer, talvez aí esteja derrotada."
        -Então se não foi para conversar, por que a gente sentou aqui? Pra encher a cara? Então não posso ficar, tenho o que fazer amanhã!
        -Calma, o que eu queria realmente era passar uma tarde contigo! Fazia meses que a gente não se via,  liguei porque ando meio só ultimamente, não tenho mais folga pra nada. E se fosse para se embriagar, eu já teria pedido uma dose de cachaça.
        -Sei, sei. Olha, quando eu te disse que tenho o que fazer amanhã, não é porque é domingo que as pessoas não tenham compromisso, viu?
        -Tudo bem, todos temos. Um instantinho: Ei, Payssandú! Traz mais uma, bem gelada, faz favor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário