terça-feira, 15 de novembro de 2011

Próxima Estação Inverno

     
        Hoje exatamente à meia-noite acaba o verão. Amanhã começa a época de chuvas e todo mundo que se vire, pois se isso significa alguma coisa é que vamos nos molhar. Pelo menos é fácil saber quando mudam as estações graças a essa invenção Maia chamada calendário, em cuja homenagem nomearam o mês de Maio.
        Ou então assistindo o noticiário, que tem sempre razão. Tanto é que essa tarde já não foi nem abafada ou sufocante, foi  bem mais fresca que a anterior. A noite cai e a cidade vai ficando mais ventilada, já é possível andar na rua e olhar pra cima, as nuvens ajuntando-se no céu, vai chover de madrugada, e aquela cor de lama de barro que lava a cidade de tanta poeira vai varrer tudo de vez!
        "Vai chover todo dia?"
        Isso mesmo, então o melhor é estar acostumado, mas aqui você vive no futuro e sente-se ótimo andando pelas calçadas e pulando por cima dos buracos que viraram poças. Sente como o ambiente fica maravilhoso, como os papéis guardados e as roupas que não usamos mais transformam-se em mofo juntos e são carregados pelos insetos.
        Sim, pois quantidades enormes de baratas, mosquitos, grilos, mariposas, morcegos, sagüis e jacarés; bichos comuns que nessa época aumentam sua população, o que podemos notar ao vê-los caminhando por toda cidade, felizes, espalhando-se em toda parte.
        Mas o legal mesmo é que todo mundo se encontra por aí para comer, beber, fumar, só bater papo ou o que mais se queira ou possa fazer.
       Todo mundo feliz da vida porque afinal de contas as coisas já estiveram piores; e vamos edificando desses restos, pedaço a pedaço, a miséria de cada dia, rezando para que o resultado não desmorone em cima da gente, com aquela sensação amarga no peito de que não importa se é sol ou chuva, quando a vida em algum lugar lá atrás perdeu de vez o significado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário