sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Todas as Letras

        Como estava vivo, decidiu fazer alguma coisa. Convencera-se que os dias seriam definitivamente iguais uns aos outros dali por diante, ou seja: vinte e quatro horas com sol pela manhã até a tarde; algumas estrelas vadias e para variar a lua todo mês percorrendo cada quarto burocraticamente nos céus à noite.
        Dependia apenas de si fazer com que os dias não se repetissem de forma alienante, e ele tivesse que viver congelado numa eterna segunda-feira, ainda por cima de ressaca:
        -Beber no sábado!
        Foi uma grande idéia. Ganhava o sábado, que daquele momento em diante virava o Dia Mundial da Cachaça, o domingo então pasava a ser o Dia Internacional da Ressaca, e a Segunda-Feira Suportável vinha de brinde.
        -E os outros dias? Perguntou-se, lembrando em seguida que nas sextas já haviam instituído o Mergulho Fora da Realidade, mas ainda sobravam três dias.
        Imaginou então como seria bom se durante um dia inteirinho fosse ele uma pessoa correta e de íntegro caráter, então escolheu a Quinta Honrada do Caráter para fazê-lo.
        Geralmente a terça era o dia em que encarava a vida com a maior alegria e otimismo, com disposição para agradecer o privilégio de existir neste mundo, e por mais que o dia anterior tenha sido desagradável, a gente ainda tem o resto da semana pela frente para tentar fazer as coisas diferentes. Ficou sendo a Terça de Curtir a Vida.
        Mas e na quarta? O que fazer na quarta-feira, o dia que por sua posição deve merecer algum destaque, pois encontra-se no meio da semana. Para ele um dia inusual por outro motivo: as quartas também eram dias de grandes surpresas, para o bem e para o mal, como se oscilasse entre dois caminhos opostos de luz ou trevas, relva ou espinhos.
        "Talvez exista neste dia o componente da possibilidade do alegre ou trágico."
        Olhou pela janela e viu que, por mais absurdo que parecesse, as nuvens formavam a imagem peculiar do que lhe viera na mente naquele instante, então pensou: "isto é coincidência demais para ser mera coincidência", e logo em seguida deu-se conta de que era precisamente uma quarta-feira, depois imaginou que grande coincidência seria ainda se coubesse no mundo um dia inteiro onde cada pessoa pudesse ficar à vontade com seus pensamentos, livre para rir ou chorar, descobrindo-se assim uma nova forma de contar as semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário