quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Estranha Figura

        Conheci um cara de apelido "Jirrá", que eu nem sei como se escreve, que vivia nas maiores maracutaias e transações ilícitas: era traficante mas gente-fina, descolador, escrunchador, arranjador, acochador e apontador do jogo-do-bicho:
        -Pô, Jirrá, pra quê tudo isso?
        -Pra quem quer ser flanelinha, só parando de meter o bicho!
        Esqueci de dizer, ele era ex-presidiário, ex-assassino e ex-ladrão, mas costumava dizer que atualmente só trabalhava reparando carro:
        -E ganho muito mais! Cinco 'real' cada carro desses...
        -E se o dono dizer que a rua é pública e não quiser pagar, aí tu riscas o carro do cara?
        -Eu risco é a cara dele com essa aqui ó! Ha ha ha ha ha ha ha ha ha!
        E puxava da cintura uma faca tão comprida que mais parecia uma espada.
        Definitivamente não tinha medo de ninguém, "porque já fui bandido, tá ligado?", seu único pavor era o de um dia a mulher o largar:
       -Se não fosse por ela até hoje estaria no crime!
       -Ou quem sabe morto...
       -Pois é, mas agora tenho um serviço mais ou menos honesto, botei um barraco na invasão pra ela, sem luxo ou frescuras mas também não falta nada, e às vezes ela até me deixa tomar uma birita fumando unzinho.
       A vida dele era meio estressante, como a de todo mundo, mas tinha seus bons momentos.
       Jirrá se afastou e foi buscar uma manga que tinha caído na grama, quando voltou já tinha comido quase a metade:
       -Olha, enquanto comias essa manga, aquele carro foi embora e não deixou teu dinheiro.
       -Esquenta não, aquele figura ali me paga por mês.
       -Ô vidinha descomplicada, né, seu Jirrá? Deixa eu ir embora então, uma boa reparada aí pra ti.
       -Pra ti também, vá na paz.
       Depois de um tempo fiquei pensando se não seria uma boa entrar pro ramo, com todas as vantagens de se trabalhar à sombra das mangueiras, com um pano encardido jogado nos ombros, mas lembrei que essa é uma área muito concorrida, todas as vagas que compensam o trabalho já foram loteadas entre os profissionais com mais tempo de praça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário